blog Eric Alatza

A diferença entre ambição e ganância

05/01/2015 por Eric Alatza

Eu nunca tive dúvidas a respeito da minha ambição. Sempre fui um cara ambicioso e nunca tive problema algum com isso. Até porque ambição para mim é uma qualidade. No entanto, você que está lendo, pode ser uma das pessoas que enxerga a ambição como defeito, um pecado, uma falha de caráter, uma outra palavra para ganância ou cobiça. Este post é justamente para entendermos a diferença entre ambição e ganância.

Bom, para mim sempre foi claro que ambição é uma coisa boa e sempre externei isso como uma de minhas qualidades. Sempre vi a ambição como uma força que me move a ralar e trabalhar duro para chegar em algum resultado como patrimônio, forma física ou aprendizado. Já a ganância, para mim, sempre foi um lance de preguiçoso, o homem ou mulher que não quer mover uma palha mas acha que o resultado deve vir só por que ele ou ela quer muito.

Apesar de a diferença ser óbvia sempre percebi que para a maioria das pessoas – algumas próximas inclusive – a reação era de reprovação ao dizer que sou ambicioso, como se eu tivesse confessado que sou um criminoso, um cara ganancioso e que tenho uma índole duvidosa.

Por que para mim sempre foi clara a diferença e para muitas outras pessoas sempre foi claro que ambição e ganância são sinônimos? Para responder essa pergunta fiz o óbvio e fui procurar o significado das duas palavras no dicionário:

Ambição:

  • Forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias; cobiça; cupidez.
  • Anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão.

Ganância:

  • Ânsia por ganhos exorbitantes; avidez, cobiça, cupidez.
  • Desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros.

Para ser sincero, fiquei bem frustrado com o resultado da busca. Esperava, sinceramente, que ali tudo estaria explicado do jeito que eu pensava.

Na verdade, tomando o dicionário como base,  as duas palavras realmente são bem parecidas, é muito tênue a diferença e um “aspiração” ali mal ajuda qualquer coisa na ambição.

Como sou um cara ambicioso, não desisti e não fiquei satisfeito. Queria mais como sempre quero mas calma, vou provar que isso não é ganância.

Fiquei pensando que sempre a ambição foi tratada com preconceito no Brasil, sempre ao lado da sua “parceira”, a ganância. As duas sempre tratadas igualmente no âmbito daquela máxima brasileira quase que clandestina ou apócrifa, proclamada com ironia por alguns que dizem “No Brasil é pecado ter dinheiro.”

É verdade, não é? E não estou me referindo diretamente ao “No Brasil é pecado ter dinheiro” e sim que a coitada da ambição é limitada ao escopo da ganância, da cobiça ou da avidez. Não é verdade? E se você quiser, posso fazer um post específico sobre “No Brasil é pecado ter dinheiro”, é só deixar um comentário abaixo.

Herança de uma cultura predominantemente católica? Valor cultural intrínseco?

Como outras culturas lidam com isso? Fui direto à influência mais óbvia em nossa cultura e foi onde achei minha resposta. Para os americanos a ambição sempre foi uma coisa bacana, uma qualidade e isso provavelmente fica transparente em sua produção cultural como os filmes – que eu tanto gosto, e não só filmes americanos – e pode estar aí a referência que eu não conseguia botar o dedo. Acho que foi a partir daí que moldei minha interpretação da diferença entre ambição e ganância. Mas qual é o significado de ambição e ganância em inglês:

Ambição

  • Um forte desejo de fazer ou de conseguir alguma coisa, tipicamente demandando determinação e trabalho duro.

Ganância

  • Desejo intenso e egoísta por alguma coisa, especialmente riqueza, poder ou comida.

Peraí! Agora sim! É bem por aí a distinção que eu fazia na minha cabeça. É onde eu queria chegar e, sendo ambicioso, vou mais longe, é onde eu quero que você também chegue caso ainda tenha algum preconceito com a palavra ambição.

Seja ambicioso ou ambiciosa. Tenha ambição em todos os aspectos da sua vida. Tenha ambição por saúde, por uma vida com mais qualidade, por uma cidade melhor, por um país melhor, por um mundo melhor, por mais conhecimento, por mais sabedoria, por suas paixões, pelo seu trabalho, pelos seus hobbies, pelos seus relacionamentos e por mais dinheiro , por que não? É pecado se você o consegue com respeito, trabalho e de forma limpa?

Vou inclusive propor um significado, uma acepção mais ambiciosa para a palavra ambição do que o que está em nossa língua:

Ambição

  • Forte desejo de alcançar diversos objetivos em sua vida, através de determinação, persistência e trabalho duro fundamentados em ética, respeito e disciplina.

Que tal? E quanto a ganância? Deixa essa pra lá, ela é ruim em qualquer língua e em qualquer forma.

Para quem ficou curioso, os significados originais das palavras foram extraídos do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e do New Oxford American Dictionary

Share on FacebookTweet about this on Twitter

Comentários

  • Rafael E. Braga disse:

    Muito bom o seu artigo, Eric, estava à procura de uma definição coerente com ambição, sua definição ficou ótima, parabéns!

  • Daniela disse:

    Parabéns pelo post. Muito interessante e inteligente. Que bom saber que mais pessoas pensam assim. Pq, como vc mesmo disse, as vezes parece q somos “do mal”. Abraços!

  • Paulo disse:

    Parabéns, muito esclarecedor e motivador.

  • Daniel Ferreira Coelho disse:

    Olá, Eric. Bem observado. Gostaria de pedir licença para copiar sua brilhante explanação sobre o assunto, lhe darei o devidos créditos. Parabéns.

  • Marcio Callegaro disse:

    Excelente e inteligente postagem. Por esse e outros motivos é que o Brasil é um país emperrado, travado nas quatro rodas. Pode escrever sim o artigo que no Brasil é proibido ter dinheiro. No fundo, trata-se de um paradoxo, todo mundo quer, mas se dizer que ambiciona isso, pronto, é visto como um dos “pecados capitais”. Querem tirar dos outros, que caia do Céu, que o Governo ofereça, mas poucos tem a coragem e a disposição para pagar o preço da conquista. Parabéns.

  • Afonso disse:

    Seu texto é interessante, e respeito os fundamentos de sua opinião, mas não podemos descartar que o fato da palavra ambição ter ganho este semblante negativo deve-se praticamente ao fato de que somos em grande maioria simplesmente ambiciosos por ganância. Isso mesmo! É bastante nobre vc mencionar sobre ter ambição para buscarmos um caminho, um desafio. Mas, é lamentável saber que estes caminhos que escolhemos dificilmente nos levam a atitudes verdadeiramente nobres de buscar algo em prol do coletivo. Porque infelizmente vivemos e fazemos acontecer para nos mesmos, quase que exclusivamente, para o coletivo apenas resta a consequência.! É Por isso meu jovem que ambição é feio. Porque não adianta trilhar, suar a camisa, trabalhar duro, se pensarmos apenas no sucesso pessoal. Nos Cristãos e entre outros religiosos não opinamos errado, erramos por apenas opinarmos e não fazer algo mais necessário.!
    Obrigado

    • Eric Alatza disse:

      Olá Afonso, não vejo a ambição e o prol do coletivo como mutuamente excludentes, pelo contrário. Vejo uma relação simbiótica entre sua evolução pessoal e a evolução da sociedade ao seu redor. Quanto mais ambicioso você é em melhorar sua condição, em todos os aspectos, mais terá condições de inspirar o próximo e ajudar a sociedade. Como um carpinteiro, tendo a ambição de ser o melhor carpinteiro que existe, através do seu trabalho e desenvolvimento pode ser negativo? Ele não vai inspirar outros carpinteiros a se desenvolver também? Não vai beneficiar a sociedade com seu trabalho? Ele mesmo não terá criado melhores condições de ajudar o próximo? Caro Afonso, seu argumento está apoiado justamente em interpretar ambição e ganância como sinônimos. O objetivo deste post é exatamente quebrar este mito. Vamos remover justamente o “semblante negativo” que você mesmo apontou. Forte abraço.

  • Juliana disse:

    O Post nos faz refletir sobre algo que de tão mal interpretado por anos , seja por motivos políticos , religiosos ou puramente egocêntricos, mas que sempre levaram a definição como uma qualidade ruim do ser humano.
    Desprovida de qualquer contexto político , religioso ou pessoal mas embasada no que realmente o torna uma pessoa feliz, motivada, vivendo em plenitude é pensando na vida em todos seus aspectos sejam individuais, coletivos , materiais , sentimentais ou espirituais , acredito que a ambição é o que impulsiona o Hombem , é o que nos faz sair da zona de conforto , sair da rotina, quebrar hábitos que nos deixam imóveis frente ao Mundo que nos foi dado para ser vivido de maneira intensa .
    Todos somos ricos de sentimentos, de vontade , de algo inconsciente que nos impulsiona a buscar sempre o melhor , e esse melhor não significa em termos de valores materiais somente mas também morais .
    A vida está aberta para ser vivida de mil e uma maneiras , temos o livre arbítrio em escolher nossos caminhos e com certeza que há pessoas que o usam para o bem como o usam para o mal.
    É ao meu ver os que seguem no caminho do bem em prol de melhorar sua vida e consequentemente as das pessoas ao seu redor (porque acaba por ser um efeito dominó ), que buscam a felicidade em ser uma constante em seu dia a dia tem a AMBIÇÃO como predicado.
    Ao passo que os que escolhem o caminho dos sentimentos que não sejam bem intencionado ou providos somente de interesses próprios estão com a GANÂNCIA como sua parceira.
    Parabéns pelo Post!

  • Vera disse:

    Excelente?Exatamente como eu penso e pratico a minha vida, com ambição em todos os seguimentos. Obrigada Eric ?

  • Maria disse:

    Para mim, a ambição em si não é nem uma qualidade e nem um defeito, é apenas uma característica, se for um nível baixo de ambição.
    A maioria das pessoas que a possuem excessivamente pensam em conquistar e beneficiar a si próprias, e as vezes acabam beneficiando os outros indiretamente, mas a intenção é muitas vezes gananciosa.
    Temos que pensar também de onde vem essa vontade de conquistar as coisas e do trabalho duro.É puramente por dinheiro? Ou existe um sentido maior? Você pretende conquistar algo só para fortalecer o ego?
    Muitas vezes uma grande ambição e o perfeccionismo existem para mascarar um problema de auto estima muito maior, você busca conquistar cada vez mais coisas para consequentemente se sentir melhor consigo mesmo, ou para conquistar status para que os outros te reconheçam.
    Doses altas de ambição eu acho algo realmente preocupante, o indivíduo trabalhando duro para conseguir cada vez mais dinheiro e destaque, a troco de que? Quantas coisas maravilhosas você perde na vida só correndo atrás disso.
    Mas acho que é um problema em exagero, um pouco de ambição acho que todo mundo tem e é saudavel para conquistar o que precisamos.

  • Jader disse:

    Tenho uma visão peculiar sobre as duas palavras. Pra mim, ganância é o lado ruim da ambição, pois essa segunda todo ser humano têm! Quando extrapola os limites da ambição, vira ganância. Ser ganancioso é ruim e te faz cometer erros grosseiros, ser ambicioso faz parte da vida e é o combustível para que as pessoas cheguem a uma aposentadoria, adquira uma casa própria, um carro bom ou chegue ao topo de sua carreira profissional. Não vejo problema nenhum em ser ambicioso. E sim…no Brasil, ter dinheiro é pecado, é algo cultural, infelizmente.

  • Escreva um comentário ou resposta.

    Seu e-mail não será gravado. campos obrigatórios (*).