Diferença entre Ambição e Ganância

05/01/2015

Vida

Eu nunca tive dúvidas a respeito da minha ambição. Sempre fui um cara ambicioso e nunca tive problema algum com isso. Até porque ambição para mim é uma qualidade. No entanto, você que está lendo, pode ser uma das pessoas que enxerga a ambição como defeito, um pecado, uma falha de caráter, uma outra palavra para ganância ou cobiça. Este post é justamente para entendermos a diferença entre ambição e ganância.

Bom, para mim sempre foi claro que ambição é uma coisa boa e sempre externei isso como uma de minhas qualidades. Sempre vi a ambição como uma força que deve nos motivar a ralar e trabalhar duro para chegar em algum resultado como patrimônio, forma física ou aprendizado. Já a ganância, para mim, sempre foi um lance de preguiçoso, o homem ou mulher que não quer mover uma palha mas acha que o resultado deve vir só por que ele ou ela quer. Ou, quando por qualquer razão já tem o resultado, quer mais, mais, e mais do benefício ou resultado.

Apesar da diferença ser óbvia sempre percebi que para a maioria das pessoas a reação era de reprovação ao dizer que sou ambicioso, como se eu tivesse confessado que sou um criminoso, um cara ganancioso e que tenho uma índole duvidosa.

Por que para mim sempre foi clara a diferença e para muitas outras pessoas sempre foi claro que ambição e ganância são sinônimos? Para responder essa pergunta fiz o óbvio e fui procurar o significado das duas palavras no dicionário:

Ambição

Forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias; cobiça; cupidez. Anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão.

Ganância

Ânsia por ganhos exorbitantes; avidez, cobiça, cupidez. Desejo exacerbado de ter ou de receber mais do que os outros.

Para ser sincero, fiquei bem frustrado com o resultado da busca. Esperava, sinceramente, que ali tudo estaria explicado do jeito que eu pensava.

Na verdade, tomando o dicionário como base,  os dois significados realmente são bem parecidas, é muito tênue a diferença e um “aspiração” ali mal ajuda qualquer coisa na ambição.

Como sou um cara ambicioso, não desisti e não fiquei satisfeito. Queria mais como sempre quero mas calma, vou provar que isso não é ganância.

Fiquei pensando que sempre a ambição foi tratada com preconceito no Brasil, sempre ao lado da sua “parceira”, a ganância. As duas sempre tratadas igualmente no âmbito daquela máxima brasileira quase que clandestina ou apócrifa, proclamada com ironia por alguns que dizem “No Brasil é pecado ter dinheiro.”

É verdade, não é? E não estou me referindo diretamente ao “No Brasil é pecado ter dinheiro” e sim que a coitada da ambição é limitada ao escopo da ganância, da cobiça ou da avidez. Não é verdade? E se você quiser, posso fazer um post específico sobre “No Brasil é pecado ter dinheiro”, é só deixar um comentário abaixo.

Como outras culturas lidam com isso? Fui direto à influência mais óbvia em nossa cultura e foi onde achei minha resposta. Para os americanos a ambição sempre foi uma coisa bacana, uma qualidade. Mas qual é o significado de ambição e ganância em inglês:

Ambição

Um forte desejo de fazer ou de conseguir alguma coisa, tipicamente demandando determinação e trabalho duro.

Ganância

Desejo intenso e egoísta por alguma coisa, especialmente riqueza, poder ou comida.

Peraí! Agora sim! É bem por aí a distinção que eu fazia na minha cabeça. É onde eu queria chegar e, sendo ambicioso, vou mais longe, é onde eu quero que você também chegue caso ainda tenha algum preconceito com a palavra ambição.

Seja ambicioso ou ambiciosa. Tenha ambição em todos os aspectos da sua vida. Tenha ambição por saúde, por uma vida com mais qualidade, por uma cidade melhor, por um país melhor, por um mundo melhor, por mais conhecimento, por mais sabedoria, por suas paixões, pelo seu trabalho, pelos seus hobbies, pelos seus relacionamentos e por mais dinheiro , por que não? É pecado se você o consegue com respeito, trabalho e de forma limpa?

Vou inclusive propor um significado, uma acepção mais ambiciosa para a palavra ambição do que o que está em nossa língua Portuguesa:

Ambição

Forte desejo de alcançar diversos objetivos em sua vida, através de determinação, persistência e trabalho duro fundamentados em ética, respeito e disciplina.

Que tal? E quanto à ganância? Deixa essa pra lá, ela é ruim em qualquer língua e em qualquer forma. Para quem ficou curioso, os significados originais das palavras foram extraídos do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e do New Oxford American Dictionary.

Deixe seu comentário:

Nome

Comentário

Confirme que você é um humano